Já ouvi muitas vezes a frase “Nem Jesus agradou a todos” já a usei para caracterizar algumas situações, mas nada parecido com o que vivi há algumas semanas atrás. Sempre soube que não agradava a todo mundo, mas não agradar a quem você acreditava estar agradando é algo no mínimo bem desconfortável, faz você repensar não só as atitudes e características que há em você, mas também e, principalmente, a sua falta de percepção e sensibilidade. Como isso nunca passou pela minha cabeça?

Fiquei perplexa e decepcionada com a situação, comigo... Eu acreditava que sabia ler as pessoas, que conseguia perceber suas insatisfações... Hoje vejo mais intensamente a minha dependência de Deus. Quantas vezes nos acontecem coisas em que aqueles que você acha que estariam ao seu lado, guardariam sua alma, simplesmente não estão ali? E aqueles de quem você esperava bem pouco ou nada te surpreendem?  Por mais que a gente se esforce não temos o domínio sobre os fatos da vida ou a reação das pessoas. 

Concluí que é muito ruim saber que você está errando, magoando, decepcionando sem saber e pior: Continuar sem saber! Porque ninguém te conta!  É como errar duas vezes: na ação e na falta de confiança que as pessoas têm em você, na falta de abertura de te alertar sobre as suas falhas.  Depois de muito me lamuriar e me remediar com altas doses de autopiedade. Lembrei-me que a minha vida está nas mãos de Deus, eu sou dEle, e que portanto tudo que vem na minha direção vem de Deus e se vem dEle é pra eu crescer. (Romanos 8:28) 

Percebi que eu mesma faço isso, muitas e muitas vezes com pessoas que não merecem, e nenhuma merece! Existem coisas que a gente só entende o quanto dói, o quanto é nocivo e cruel quando acontece conosco e decidi: vou mudar! Na verdade eu estava colhendo daquilo que eu havia plantado (Oséias 8:7) tal qual e até com as mesmas palavras! É eu sei que é complicado de entender sem explicar o que aconteceu. 

Em resumo pessoas queridas, amadas a quem sempre tive alto apreço se decepcionaram comigo e eu fiquei sabendo muito tempo depois que a amizade já havia se contaminado muito e que talvez se soubesse antes poderia ter tido um fim diferente e ainda num momento que eu já estava vivendo perdas e de uma maneira muito dura. Não esperava! E ainda bem que eu não esperava, não dá pra viver esperando sofrer! Isso me entristeceu de tal forma que eu não queria mais nada, porque no meu coração nada daquilo existiu, não esperava que minhas reações trouxessem tais consequências, nem de longe passou pela minha cabeça que a mensagem absorvida fosse tão distinta da que tentei passar. Então tive medo. 

Cada olhar, cada palavra, ausência ou presença, fala ou silêncio meu foram tão mal interpretados que paralisei. Bem, mas quanto à frase lá de cima sobre agradar as pessoas, se porventura você tem passado por isso e se como eu tem se sentido desajustada, no lugar errado, com medo de fazer qualquer coisa, vou contar o que fiz pra vencer esse gigante: Fui ter “um particular” com o TODO-PODEROSO: Ai Deus não sei viver! Não sei como se faz isso... Me ensina... Eu pensei estar fazendo tudo certo e deu tudo errado...

E Deus que NUNCA deixa um filho seu sem resposta e Ele me respondeu em 1 Tessalonicenses 2.4 e 6:

Pelo contrário, como homens aprovados por Deus, a ponto de nos ter sido confiado por ele o evangelho, não falamos para agradar a pessoas, mas a Deus, que prova os nossos corações.
Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha. Nem buscamos reconhecimento humano, quer de vocês quer de outros. 


E graças a essa palavra hoje peço: Senhor, me ensina a TE agradar porque se eu tiver a certeza de que estou te agradando então está tudo certo e eu vou ter a certeza que de tudo o mais o Senhor se encarregará. 

Bem, queridas, é verdade que nem Jesus agradou a todos, mas se todos nos preocuparmos em agradar Jesus nossa vida se tornará bem mais fácil de viver, nossos relacionamentos mais fáceis de manter e nossas noites mais fáceis de dormir...

No amor e na busca de agradar ao Senhor, 
Sabrina S. Pinto.

Comentário:

  1. Juliane disse:

    Vou ler, reler e aprender com essa sua lição também! Deus te abençoe amiga!

Escreva aqui o seu comentário!