O nosso blog traz sempre mensagens sobre felicidade, mas dessa vez é hora de darmos atenção à tristeza para entendermos a verdadeira alegria.

A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. (Eclesiastes 7:3)

Eu não entendia muito bem esse versículo da bíblia até que passei por um período de tristeza, e percebi que realmente esse sentimento traz muitas coisas boas para nossas vidas.

Todo mundo deseja a felicidade, mas é no momento de tristeza que mais nosso coração é moldado pelo Senhor. Isso é claro, quando permitimos que Ele aja em nossas vidas. Nessas horas ficamos mais perto de Deus, é um momento em que somente a alegria do Senhor é a nossa força e também ficamos mais compassíveis a dor do próximo.

Nossa sociedade diz que devemos correr atrás da felicidade, que esse deve ser o nosso objetivo, ser feliz! Mas ninguém será feliz realmente se não souber dar valor a tristeza e permitir que Deus a faça feliz mesmo em meio às aflições.

O que vejo hoje em dia são as pessoas arrumando uma fuga para não viverem tristes, afinal querem ser felizes a qualquer custo. Então dançam, trabalham, passeiam, viajam, bebem, fazem sexo... mas quando tudo isso passa o vazio fica. O sentido de suas vidas se perde e os problemas continuam... isso tudo, porque não conseguem encarar a tristeza e vê-la como um sentimento essencial para sua maturidade.

Eu não ignoro a tristeza, porque decidi ser feliz. Deus tem me ensinado que a tribulação produz um peso de glória muito excelente (2 Coríntios 4:17), isso quer dizer que, quando estou passando por batalhas que me entristecem, consigo ser feliz justamente, porque com o SENHOR consigo encarar minha fraqueza e é Ele quem me faz forte.

Sempre que acontece algo que me traz angústia, a primeira coisa que faço é ficar mais próxima ainda de Deus, pois sei que só Ele pode me ajudar nesses momentos, então Ele me consola de tal forma que quando vejo, já estou em paz e alegre por estar na presença dEle. Poderia tentar explicar aqui como isso acontece, mas eu não consigo explicar, excede todo entendimento. Só sei que realmente acontece e que você também deve experimentar.

Jesus é a fonte de alegria inesgotável, mas Ele não permite que fujamos da dor, Ele nos faz felizes encarando nossos problemas, mostrando o que precisamos mudar, mostrando os motivos do que está acontecendo e nos ensinando a caminhar com fé.

Busque a Deus com todo seu coração, não para solucionar seus problemas, mas com o intuito de conhecê-Lo mais e de fazê-Lo seu melhor amigo! Saiba que Ele será um amigo que te consolará sempre que precisar... e você verá o agir dEle e entenderá que Ele está contigo, porque a paz e alegria virá mesmo que muitas coisas ruins aconteçam ao seu redor.

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. (2 Coríntios 12:10)

Um grande abraço,
Juliane Vieira.

Escreva aqui o seu comentário!