Comprei o livro “Ânimo!” de Eugene H. Peterson para ver se realmente eu me animava, ainda não o terminei, mas porque, confesso, deixei o tédio me consumir nessas férias.
O autor começa fazendo uma pergunta:
“Porque tantas pessoas vivem tão mal?”
Vivemos numa era medíocre. Celebridades passageiras, artistas famosos que tentam entreter gente com insônia, criminosos audaciosos, atletas mimados, pessoas sem esperança e saturadas tentando se distrair com coisas sem importância e sem valor. Basta ligar a TV e ver nos noticiários que as pessoas no seu cotidiano envolvem-se com práticas tão malignas e reprováveis a fim de encontrar um significado para a vida. Acabamos por “recompensar” o absurdo e a maldade por tanta avidez em exibir, divulgar e comentar esses feitos.
Nós produzimos todo esse tédio e falta de significado.
As pessoas maduras, íntegras e felizes não possuem destaque. Elas não são admiradas e não despertam interesse.
Temos o anseio de integridade, mas quando lemos a Bíblia para encontrar algo que possamos dar valor, vemos que, realmente, para nossa decepção, os homens e mulheres da Bíblia não foram heróis que imaginamos (talvez na nossa infância, sim, risos). “A Bíblia recusa-se em alimentar nossa ânsia de culturar heróis” (Eugene H. Peterson). Queremos nos associar à alguém entusiasmático e notável a fim de que nossa monótona existência seja um pouco mais valiosa.
Agimos assim, porque, de fato, sabemos que não somos heróis, e porque nossa sociedade e cultura nos convence que somos pouco interessantes e comuns, que nossa cidade, vizinhança, amizades, familiares parecem sem graça. Sustentamos fantasias de que “a grama do vizinho sempre é mais verde”.
Porém,
“A Bíblia deixa bem claro que cada história de fé é completamente original. O gênio criativo de Deus é inesgotável. Ele jamais, cansado de manter os rigores de criatividade, lançará mão do recurso de produzir cópias em massa. Cada vida é uma tela em branco sobre a qual Deus pinta todas as linhas e matizes de cores, sombras e luzes, diferentes texturas e proporções, todas nunca usadas por ele”. (Eugene H. Peterson)
Portanto, é possível viver uma vida singular, livre dos estereotipados padrões estabelecidos por uma sociedade emaranhada pelo pecado. Assim, damos cor a vida onde tudo é cinza e desértico. Também precisamos nos lançar em fé e participar do que Deus começa a fazer em cada vida descobrindo o que ele está realizando em cada evento. Não fique de fora! O que faz notável, os homens e mulheres da Bíblia e os bons exemplos de cristãos são o foco em Deus e cada detalhe que eles se submetem ao que Deus lhes diz, e ao que Deus lhes faz.
“São essas pessoas, em que a consciência de participar do que Deus lhe diz e faz é plena, as que mais se revelam humanas e cheias de vida. Essas pessoas são prova de que nenhum de nós está obrigado a resignar-se diante desse viver medíocre, nem sequer por uma hora ou um dia a mais”. (Eugene H. Peterson)
Um pouco de ânimo, sou eu que devo me oferecer, se entendo que não posso ficar de fora do que Deus está fazendo no mundo!

(Meus pensamentos + livro Ânimo! de Eugene H. Peterson)
Texto de Aline, retirado do blog Confissões de Psicóloga.

Escreva aqui o seu comentário!