Há alguns meses atrás passei por uma luta sinistra contra o ciúme. Minha mente estava dividida entre dois pensamentos: "quem ama sente ciúme" e o que está escrito na palavra de Deus "o amor não arde em ciúme" (1Coríntios 13:4). Claro que cheguei a conclusão que deveria seguir o que a Bíblia diz, mas não era nem um pouco fácil deixar de sentir o que estava sentindo...

Para quem pensa que o ciúme apimenta a relação e que um pouco dele não tem problema,quero dizer o seguinte: Esse sentimento é autodestrutivo, digo isso porque ele tira a nossa paz, destrói os relacionamentos que contruímos e ainda nos impede de vivermos felizes!

E o ciúme nada mais é do que o medo de perder aquilo que tanto amamos. Eu sentia medo de perder alguém que eu amava, sentia medo de perder o "status" que eu tinha conquistado e tinha medo de que as pessoas gostassem mais de outra pessoa do que de mim, só porque ela tinha aparentemente, mais ou menos, as mesmas qualidades que eu. Passei um pouco mais de um mês numa paranoia só! Acabei perdendo muito com isso, mas ganhei uma experiência que hoje posso compartilhar com vocês:

Quando finalmente parei para analisar friamente o resultado do ciúme na minha vida, logo vi que a palavra de Deus, como sempre, tem a razão... o amor não arde em ciúme! E medito nesse versículo dia e noite, pedi e ainda peço a Deus para que eu viva esse amor, sem ciúme.. e Ele tem me ajudado!

Primeiro, Deus me mostrou o valor que eu tenho... eu e você somos únicas! Pode aparecer qualquer pessoa com algumas qualidades semelhantes as suas ou até melhores, só que você tem uma função única para Deus e na vida das pessoas que estão a sua volta e é isso que te torna melhor, não do que os outros, porém melhor e única em tudo que você faz! Quando entendi isso parei de me comparar e consequentemente de sentir ciúme/inveja...

O Senhor me ensinou também que para mim deve bastar ser reconhecida por Ele. Hoje não me importo mais com status, o que importa é eu ter certeza do que Ele pensa sobre mim: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jeremias 29:11)

Sobre o medo da perda aprendi o seguinte: quem confia em Deus não precisa ter medo de nada! A Bíblia conta a história de Jó, que era um homem justo e fiel ao Senhor, mas ele tinha receio de perder o que lhe era valioso e acabou acontecendo o que tanto temia:

O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu. (Jó 3:25)

O mesmo acorreu comigo, o que tanto tinha medo acabou acontecendo! Você também já perdeu alguma coisa que você tinha medo de perder? Isso acontece, pois depositamos nossa confiança em coisas, em nós mesmas, e/ou nas pessoas. Confie em Deus, pois Ele cuida muito bem de tudo pra você!

Você sente ciúme do seu namorado, marido, amigos, familiares, das suas coisas...?! Ta na hora de dizer: "Xô ciúme! O verdadeiro amor não arde em ciúme!" E foi confiando em Deus e na Sua palavra que hoje me vejo livre desse sentimento tão ruim.
Ame muuuito, sem medo de perder!!! Você viverá muito mais feliz assim!!!

Um grande abraço,
Juliane Vieira.

4 Comentários:

  1. Verdade... O ciúme, a inveja, o sentimento de inferioridade são interligados e formam "o trio desgraça" nas nossas vidas. Fazem falecer nossos relacionamentos e de quebra nos faz amarguradas. "xô ciúmes" meeeeesmo!

  2. Esse "trio desgraça" não é mole!!! Mas vamos ficar com "o trio ternura" : amor, mansidão e misericórdia !!! Xô ciúmessssss

  3. Juliane disse:

    Verdade esse trio ninguém merece!!! Xô ciúmes!!!

  4. Juliane disse:

    Eu quero sempre mais de trio ternura!!! =D

Escreva aqui o seu comentário!