Sabemos que a Bíblia diz: Não temas..., mas por alguma razão, temos a ideia de que Deus está dizendo: “Não sinta medo”! Houve um tempo em minha vida em que pensava que sentir medo indicava que eu era uma covarde. Quando sentia medo, sentia-me mal comigo mesma. Muitas vezes, quando estava pronta para ir adiante em alguma área, subitamente me sentia assustada. Eu orava pelo dia em que não sentiria mais medo! De fato, eu ia até outras pessoas e pedia-lhes que orassem para que eu nunca mais sentisse medo! Mas Deus me deu uma revelação transformadora sobre o medo alguns anos atrás, e ocasionalmente eu mesma tenho que me lembrar disso.

Por intermédio da Bíblia, Deus diz: Não temas... não temas... não temas! Ele está nos alertando sobre o espírito de medo. Ele está dizendo: “Um espírito de medo pode atacar você e impedi-lo de seguir adiante”.

Está registrado no primeiro capítulo de Josué que Deus lhe disse que ele deveria terminar a tarefa que o Senhor dera a Moisés: Seja forte, vigoroso e bastante corajoso. Não temas, nem te espantes, pois o Senhor, teu Deus, é com você por onde quer que fores. (Josué 1:9)

Se o medo não estivesse prestes a atacar Josué, por que Deus o alertaria? Deus estava realmente dizendo a Josué: “Estou enviando-o para realizar uma tarefa. Mas, Josué, tão certo como estou lhe falando, o medo será o inimigo que tentará impedi-lo”! Estava Deus proibindo Josué de sentir medo? Não!

A palavra medo significa retirar-se ou fugir de algo. Assim, se nós traduzirmos de uma forma um pouco diferente, veremos que Deus estava dizendo: “Josué, quando você sentir medo, não fuja”!

Você está vendo? Deus está dizendo: “Quando sentir medo permaneça em sua posição, sabendo que estou com você. Mantenha-se Me obedecendo e fazendo o que Eu lhe disse para fazer”! Isso é muito diferente de Deus dizer: “Você não pode sentir medo, e, se o fizer, será um grande covarde”!

Quais são algumas das reações físicas produzidas pelo medo? Tremedeira, palpitações de coração, boca seca e transpiração excessiva. Não encontro lugar algum na Bíblia que Deus diga: “Joyce Meyer, não transpire, não trema, não estremeça! Seu coração não deve palpitar quando você estiver em situações novas ou difíceis”!

Você já percebeu que um espírito de medo tenta mantê-lo em escravidão quando você encontra algo novo? Quando você tenta obter liberdade em sua vida, um espírito de medo tentará  mantê-lo na escravidão. Quando chega o dia de Deus para que você seja livre, é tempo de enfrentar a pessoa ou a situação que o amedronta. É tempo de você caminhar até essa pessoa e conversar com ela, mesmo assustado. É tempo de começar a crer de forma diferente a respeito de si mesmo. O medo tentará mantê-lo na escravidão. A única forma de chegar do outro lado é fincar os pés, manter sua face firme e dizer: “Eu sei que ouvi a Deus, e vou seguir adiante”!

Joyce Meyer,
texto retirado do livro A Raíz da Rejeição.

2 Comentários:

  1. È véro!! Se deixarmos o medo paraliza e ai que fica complicado !! Mas, não iremos deixar que ele nos pare e continuaremos nossa jornada pois as conquistas estão chegando!!

  2. Aliás, continuar a despeito do medo é uma atitude de fé e muita coragem!

Escreva aqui o seu comentário!