“Melhor é a mágoa do que o riso...” (Eclesiastes 7:3)


Olha que loucura essa... Como pode a mágoa ser melhor que o riso? Tem coisa pior que mágoa? A gente fica magoada com a pessoa quando a pessoa faz baixaria com a gente, quando a pessoa é infiel, quando a pessoa é injusta, quando ela é ingrata ou quando ela é ruim de propósito. Mágoa parece “nódoa” não tem o que tire, é um negócio horrível cada vez que bate você sente aquela dor, você sente aquele peso, aquele ódio, aquela vontade de se vingar ou aquela tristeza profunda e é horrível não é? 

E, na minha infantilidade, eu questionava isso:  “Aqui diz que é melhor a mágoa que o riso o que é isso? Como é que pode Salomão escrever um negócio desse? E é a bíblia e é verdade e ele foi o homem mais sábio do mundo, como é que pode?” Mas hoje eu posso te dizer que é melhor a mágoa do que o riso, porque tem muita gente que te faz rir para que você se descontraia, para que você abaixe a guarda para vir depois e te roubar e a mágoa faz você saber quem é realmente a pessoa, faz você saber o que aquela pessoa que um dia te fez rir é capaz de fazer contra você: aquilo que você não é capaz de fazer nem contra o seu inimigo aquele que um dia te fez rir teve coragem de fazer com você! Então é melhor já magoar logo pra gente saber quem é e poder pedir a Deus que nos cure da decepção e poder agradecer ao Senhor que deu o livramento porque o estrago podia ser maior quanto mais tempo uma pessoa dessa anda com você maior é o estrago que ela faz na sua vidaMaior é o estrago que ela pode fazer contra você, então melhor mesmo é a mágoa do que o riso e é bom a gente já saber logo e já poder ser liberto logo, porque essa gente atrasa e enterra sua vida e em nome de Jesus você precisa saber, precisa enxergar, você precisa ter luz por isso que Jesus falou que se profundas trevas estão nos seus olhos que profundas trevas serão. 

Saiba logo de uma vez o quanto que você está sendo roubada, enganada, iludida sem saber, dando risada e aplaudindo. A hora que você for ver não tem mais como recuperar foi embora tudo né? Então medita bem na palavra de Deus porque você precisa ser consolada e não ficar amargurada amém? Aqui não fala que é melhor ser amargurada, fala que é melhor a mágoa do que o riso, a amargura não. Então em nome de Jesus que toda a amargura da tua alma saia porque continua o versículo e diz assim: “porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.” Você sabe o quanto que doeu então você vai pensar duas vezes em fazer contra alguém, quem não sabe o quanto que dói as atitudes irresponsáveis acaba machucando muito. Ou quem não sabe o quanto que custa acaba gastando saúde, gastando os seus relacionamentos, gastando as coisas que Deus te deu indiscriminadamente, no capítulo 11 do livro “Vivendo de bem com a vida” falo sobre perdas necessárias. Há algumas perdas que se você não perder você não vai pra frente. Se você não perder você fica paralisado.

Enquanto Abraão andou com Ló que era uma pessoa que era um motivo de riso para ele, que ele tinha como um filho que ele repartiu tudo de bom que ele tinha, não tinha uma coisa boa que Abraão não repartiu, tanto que Ló ficou rico igual a Abraão, tinha coisas iguais as de Abraão, Ló não era nada era um órfão, não era nada, nada, nada, Abraão repartiu tudo com ele a ponto de Ló ter as mesmas coisas que ele, porque Abraão deu não foi porque Ló conquistou, Abraão deu e ensinou como cuidava, ensinou como fazia e aí o que aconteceu? Ló começou a atravancar a vida de Abraão então Abraão falou: “Não dá mais, escolhe o lado que você quer que eu vou para o outro lado”. E Ló escolheu o melhor. Deixou Abraão com o pior, mas só que Abraão tinha a benção de Deus e Ló acabou perdendo tudo. Abraão até hoje gera filhos para Deus, porque a palavra de Deus diz que todas as pessoas que creem tem como pai Abraão que foi o pai da fé. Entenda que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28) até as suas perdas. Daqueles que foram chamados segundo um propósito, você foi chamada segundo um propósito: mostrar a glória de Deus! se essa perda mostra a glória de Deus na tua vida, então está tudo certo, não é para a morte, mas é para a glória de Deus e o senhor vai te consolar, o Senhor vai te restituir sete vezes mais. Escuta isso: sete vezes mais PORQUE DEUS É FIEL! Deus é fiel! Entrega essa dor na mão do Senhor. (Flipenses 4) lançando sobre Ele toda a dor, toda tristeza, todo desespero, toda angústia, toda a amargura de alma, toda perda lança sobre Ele. 

Às vezes se a gente não tem essa perda a gente não manifesta o melhor de Deus na nossa vida porque aquilo está atravancando assim como Abraão depois de perder Ló e seguir seu caminho teve forças para percorrer toda terra, tudo aquilo que Deus deu, toda promessa de Deus. Enquanto ele estava andando com Ló eram só brigas, eram só loucuras, era só cara feia[aborrecimentos,tristeza,perda de sono, cansaço] era só confusão, era só discórdia, porque o sentimento de Ló era contrário aos desafios de Abraão, Ló não queria os desafios que Deus estava dando para Abraão ele só queria o que Abraão tinha, mas os desafios não e quanta gente que anda com a gente e a gente fala dos desafios e a pessoa não quer. 

A hora que Ló foi embora, perda necessária, doeu? Doeu, eu acho que Abraão chorou muito porque ele tinha Ló como um filho, Ló não deve ter chorado muito não, ele só estava vendo o lado dele. Ló só pensava nele, era egoísta só estava interessado no que Abraão tinha para oferecer. Deve ter até saído falando mal entendeu? Mas Abraão deve ter sentido, porque Ló não tinha nada, tudo que Ló tinha foi porque Abraão deu e ensinou a ter, mas o Senhor consolou não consolou? Abraão foi consolado de um jeito que vou te contar... Ló desapareceu, mas Abraão ficou. Então em nome de Jesus você vai praticar filipenses 4: lançando sobre ele toda tua ansiedade. Perto está o senhor amém? O senhor sabe onde é que está? Perto. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens (Filipenses4.5 ) ou seja: segura essa onda, aguenta essa barra, fica firme, melhor é essa mágoa do que o riso que  está vendo só o lado dele e vai te roubar amém? Melhor essa tristeza porque deixa teu coração mais seletivo, mais esperto pra ver quem é que você vai amar quem é que você não vai amar também. Porque o Senhor está perto e com você, você pode não estar enxergando, mas Ele está ai com você, então derrama sobre Deus tudo, fala tudo, fala tudo em oração. Até sair e você começar a agradecer e dizer Senhor obrigado, obrigado porque o Senhor é maior que tudo isso. Porque o senhor é poderoso para me dar milhões de vezes mais, porque o Senhor me limpa e me libertou daquilo que me era contrário todo dia, que arrumava confusão todo dia, que brigava todo dia. Obrigada Senhor obrigada! E na hora que você chegar nisso uma paz que não dá pra entender vai tomar teu coração e você vai lembrar disso e não vai sentir mais nada  vai guardar a tua mente e você vai pensar nisso e não vai ser nada em nome de jesus o Senhor vai te dar autoridade e esse mal não vai mais te tocar e você vai falar: “Graças a Deus que eu perdi! Aleluia! É um negócio que eu não quero mais achar”. Pense nisso e se reanime no Senhor inclusive para ter vitória sobre isso. Essa perda é necessária para que a glória de Deus se manifeste na tua vida! 

Bispa Sonia Hernandes
Pensamento do dia retirado do programa Vivendo de Bem com a vida. 
Da rádio 107.9FM. De segunda a sexta às 10:30h.

2 Comentários:

  1. nossa!! como Deus falou ao meu coração, parabens meninas.
    bjs

  2. Tremendo mesmo também falou muito ao meu!

Escreva aqui o seu comentário!