Infinitas plantações de algodão haviam sugado os nutrientes do solo sulista. Os fazendeiros pós-guerra civil enfrentaram uma terra arrasada e uma plantação devastada. George Washington Carver, um professor no instituto Tuskegee do Alabama, ofereceu uma solução. Mudar a cultura e restaurar nitrogênio e fertilizante ao solo. Cultivar batata-doce, feijão-de-corda, soja e, acima de tudo, amendoim. Mas Carver não conseguiu convencer os fazendeiros.

      Foi necessário que casulos de besouros o fizessem.
      Saindo do México, eles se deslocaram em enxame, através do Texas, e entraram na Lousiana e no Mississipi. Por volta de 1915, o inseto consumidor de algodão havia atingido o Alabama. Carver viu a praga como uma oportunidade. “Queimem o seu algodão infestado”, ele declarou, “e plantem amendoim.”

      Mas quem os compraria?
      Uma viúva idosa bateu à porta de Carver. Depois de plantar e colher o amendoim, tinha centenas de quilos sobrando. Ela não estava sozinha. Carver descobriu celeiros e armazéns abarrotados de amendoim. Estava estragando no campo por falta de mercado.

      Anos depois, ele se lembrou de como se retirou para o seu lugar favorito na mata, buscando a sabedoria de Deus.
      - Ó, Deus, por que fizeste este universo?- ele exclamou.
- Você quer saber demais para essa sua mente pequena. Pergunte-me algo que seja do seu tamanho. – O criador respondeu.
      Então eu disse:
      -Querido Senhor, diga-me, o homem foi feito para quê?
      -Homenzinho, você ainda está pedindo mais do que pode controlar. Abrevie a extensão do seu pedido e melhore o intento.
      Então, fiz a minha última pergunta:
      -Senhor, por que fizeste o amendoim?
      -Assim está melhor-respondeu.
      E me deu um punhado de amendoim e voltou comigo para o laboratório, e juntos nos pusemos a trabalhar.

      Trabalhando dia e noite, Carver despedaçou o amendoim e libertou a química mágica que transformaria o prejuízo em lucro. Em menos de cinco anos, a produção de amendoins transformou o seu território do Alabama em uma das áreas mais ricas do Estado. Durante toda a sua vida, Carver extraiu mais de trezentos produtos do amendoim.

Texto retirado do livro Quebrando a rotina de Max Lucado

Perdemos tempo demais buscando a respostas de perguntas que estão além do nosso entendimento quando deveríamos nos preocupar com a pergunta certa: o que posso fazer para mudar a minha história e através dela construir outras?

Equipe do blog aprendi a viver feliz!

Escreva aqui o seu comentário!