“Sem passado e sem futuro pareciam condenados a um eterno presente”.

Lendo um texto de Manoel Salgado Guimarães fui levada a refletir acerca dessa frase. Na citação em questão ele se referia aos índios, aos índios do descobrimento, não os índios de hoje tão bem informados de sua historicidade. Calma, isso é outra história não vou te encher com isso... só fiquei imaginando quantas pessoas não vivem assim. 

Passado, claro, todo mundo tem. Dá pra imaginar um presente sem passado? Mas desprezar nosso passado é o mesmo que anulá-lo. Lembra-se quando no primeiro dia de aula a tia “Maroca” explicava para quê estudamos história? A resposta sabemos de côr: “para entendermos o presente e não cometermos os mesmos erros no futuro.” 

Aaaaaaaaah sim! Porque não me explicaram isso antes, agora ficou muito mais interessante. “Adooro história” (ironia) a verdade é que ter um passado e conhece-lo não serve pra nada se você não avaliar e decidir não cometer os mesmos erros, mas pensa bem, em geral nós continuamos a fazer tudo errado de novo só que agora mais mal feito ainda não é não? Isso é não ter passado, ou melhor, desprezar o seu passado. 

E o curioso da frase é associar tão fortemente passado e futuro. Porque quem não honra seu passado não tem o que esperar do futuro, vive preso a um presente que sei lá... Vamos torcer... “Deixa a vida me levar, vida leva eu...” Com esse refrão só o Zeca Pagodinho lucra e ninguém mais. Não fuja do seu passado, não finja que ele não existiu, seus erros, suas dores, seus fracassos e tropeços não precisam ser feridas abertas que doem cada vez que você se lembra. Se entrega-las a Cristo Ele as transformará em cicatrizes e cicatrizes podem até ser feias, mas não doem. As cicatrizes tem história, tem passado. Tenho várias no joelhos que me lembram a consequência das minhas desobediências quando menina. E outras tantas na alma que me lembram decisões erradas que tomei como mulher. Olhar para elas não é exatamente um exercício prazeroso, mas elas não me deixam tomar o mesmo caminho errado de novo. Com isso não sou mais escrava das minhas decisões precipitadas movidas por sentimentos passageiros. Olho para elas e pondero: “Esse caminho já me levou ao desespero”. Com isso não sou mais dependente que o meu dia vá bem, que o mal não me bata a porta, que ninguém me perturbe para que eu não saia do sério e nem sou protagonista de orações sem propósito do tipo “Deus me livre de qualquer situação que me leve a fofoca, sabe como é né? eu não resisto...”

Tiro das mãos de outrem o meu futuro e grito: O meu futuro eu faço HOJE avaliando o meu passado e tornando minha história a cada dia mais doce. Afinal de contas nenhuma de nós consegue estar sempre no controle do que acontece, MAS podemos escolher como reagir. Isso é ser livre! Quer ver como é fácil? Quantas vezes você desejou engolir uma palavra que com raiva feriu alguém especial? Atitudes impensadas que te custaram momentos de alegria. Sentimentos errados que você alimentou e trocou aquilo que era certo pelo duvidoso e agora você não tem nenhum nem outro. Não dá pra voltar atrás certo? Mas dá pra não fazer de novo. Só que pra isso é preciso ter coragem. Encarar de frente esse porão sujo e bem fechado das lembranças ruins que você armazenou na sua alma. Mas ó! só funciona se vc entender que a protagonista da sua história é você! Não procure culpados. Quem acha culpado, não encontra solução. Não seja cruel nem condescendente contigo. Seja sincera. Não diga: "ah , mas também ele fez isso." Ou então: "mas quem no meu lugar não perderia a razão?!"

Sei lá... deixa “quem”, “alguém” e todas as outras justificativas pra lá. O quanto isso te custou? Gritar, xingar, bater, humilhar, ofender, pagar na mesma moeda te fez sentir melhor? Te fez mais mulher, mais digna, restaurou sua honra ofendida? Não né? Então muda de atitude. Enquanto você não encarar seus erros passados não será livre no seu presente e o futuro? Que futuro? Depende. Depende do que te fizerem hoje. Isso é ser escrava. Escrava de situações e pessoas a quem você mesma entregou o poder de decidir como será seu dia, seu humor e suas atitudes. Fala a verdade isso não é nada inteligente. Então, querida, acorda hoje. Porque foi pra liberdade que Cristo te libertou. (Gálatas 5:1)

Beijo no coração!
Sabrina S. Pinto.

Escreva aqui o seu comentário!