O tolo não se interessa em aprender, mas só em dar as suas opiniões. 
(Provérbios 18:2)

Não conheço nenhuma mulher que gosta de ser chamada ou reconhecida como tola, no entanto agimos muitas vezes assim quando insistimos em dar nossa opinião pra tudo! Ninguém perguntou, mas ta a gente lá falando o que pensa sobre isso, aquilo ou tal pessoa!

Então parei para pensar o que nos leva a ser tão "chatinhas" com isso e encontrei três explicações, pode ser que haja mais, porém essas são mais evidentes para mim:


1- Querer ajudar o próximo;
2- Querer mostrar que sabe;
3- Não aguenta ficar de boca fechada, gosta de falar!

Acho que onde eu costumo falhar mais é no querer ajudar, nossa já perdi alguns amigos por falar muitas verdades! Hoje percebo o quanto isso é péssimo, é melhor ficar na nossa... pode até parecer falso caso a gente não concorde com certas situações, porém tenho aprendido que nem todo mundo está pronto pra correção e fora que eu e nem você somos donos da verdade... mesmo que tenhamos aquela *certeza absoluta*, é melhor ficar quieta, pois evita que nossa paz seja roubada, caso a gente erre e fora que podemos atrapalhar o próximo a tomar decisões, enfim... aprenda a deixar a pessoa errar também, ela tem esse direito.

Querer se mostrar também já aconteceu comigo, teve um dia que eu estava conversando com uma pessoa, não lembro direito a situação... só sei que ela começou a falar sobre bandas de rock! Minha língua coçou... rs. Queria falar também sobre as que eu conhecia quando não era crente, falar das minhas músicas preferidas, porém pensei: isso vai edificar em que? Então me calei, pois percebi que na verdade eu iria falar apenas para me exibir, mostrar que conhecia tanto ou mais do que ela. Quem sabe mesmo, não precisa se autoafirmar... por isso é uma grande besteira a gente ficar nessa de querer demonstrar nosso conhecimento, já que nisso não há sabedoria nenhuma, a sabedoria está em buscarmos aprender.

E tem aquelas que são meio descontroladas na hora de falar, gosta de ser o centro das atenções e daí começa a dar palpite em tudo só para aparecer mesmo! Gente, sem necessidade, isso se torna inconveniente. A pessoa fica crente que ta "abafando" mas na verdade ta sendo chata na maioria das vezes. Vamos utilizar o autocontrole, ok? Converse mais sobre coisas construtivas!

Convenhamos meninas, não precisamos dar nossa opinião em tudo que as pessoas dizem e muito menos sobre a vida delas, a não ser que nos peçam. É muito melhor ouvir e eu tenho aprendido a falar menos e a ouvir mais. A verdade é que hoje estou mais interessada em aprender e não tenho mais a necessidade de ficar dizendo tudo que passa na minha mente, basta apenas que eu saiba, pode ser que um dia eu precise dizer... mas só se for preciso mesmo!

Então vamos combinar? Acabou nosso tempo de "tolas" AGORA! É hora de termos atitudes sábias, ou seja, buscar aprender mais e adquirir cada dia mais a sabedoria de Deus! Uma boa dica que dou é ler o livro de Provérbios, se você ler 1 capítulo por dia em 1 mês você termina de lê-lo.

Também tem um post da Sabrina que fala desse mesmo tema que é ótimo! - Aprendendo a ficar de boca fechada.

Beijos,
Juliane Vieira.

Escreva aqui o seu comentário!