Segunda-feira passada minha tia faleceu. Eu sei... Isso choca, mas não deveria, todos iremos nos despedir desse mundo um dia. Mas sabe, no velório me senti mal, parecia que eu tinha que ser obrigada a chorar, obrigada a parecer desesperada e não, eu não estava. 

Algumas vezes as lágrimas chegaram aos olhos, no entanto era por ver o desespero e a dor dos amados que ficaram, não chorei por ela, não chorei por mim... Aprendi a não desperdiçar lágrimas. Chorei muitas vezes vendo-a sofrer e definhar no hospital, passava o dia lá e voltava pra casa desesperada, chorei por madrugadas inteiras eu e Deus, porque não conseguia parar de ouvir seus gritos desesperados, imaginava quão terrível eram as noites num hospital, amarrada pois ela queria ir embora. 

Lembro do dia que ela agarrou meu braço e não queria me deixar ir embora... quando consegui ir... desmoronei no corredor do hospital... Só eu e Deus!!! Sentia raiva de quem ia visita-la e começava a chorar... eu sei seu estado era terrível... Mas chorar na frente dela não ajudava em nada! 

Quantas vezes eu que tive que consolar os outros que envergonhados se recompunham ou gentilmente sugerir que se retirassem. Quando recebi a notícia foi de um pai em prantos e tive que acompanhar uma tia que chorava copiosamente.. 

Tive que conversar com o médico, reconhecer o corpo - essa foi a pior parte - nesse momento eu me permiti uma única lágrima, como é duro encarar a morte... Nem de longe me permiti o desespero de alguns a reconhecer o corpo, quase abracei e chorei com outras pessoas, no entanto respeitei suas reações. Tive que ir ao cartório, acompanhar o corpo, resolver algumas questões com a funerária...  Sem me lamentar, sem contar pra ninguém. Algumas pessoas me questionaram: por que não contou? Respondia: pra quê? Por ela não há o que fazer, por mim menos ainda, não estou precisando de um consolo, um sonho de doce de leite, talvez, consolo não... Não queria ninguém comigo naquele momento eu só precisava de uma pessoa e ela já estava lá, aliás, sempre esteve: O Espírito Santo!

Quantas vezes conversei com Ele, quantas vezes pedi pela salvação dela e pedi para que Deus tivesse misericórdia e a levasse para que ela tivesse com Ele a alegria que ela nunca teve em vida! Por tudo que ela sofreu nos últimos anos não era nem justo com ela e nem com Deus que eu chorasse. 

Difícil explicar isso... Mas me recuso sofrer! Ela não volta por mais que eu chore, não terá nenhum tipo de resultado positivo a minha dor, então, simplesmente me recuso a sofrer, conscientemente reprimo toda e qualquer lembrança até que não haja perigo de lamentos e consiga lembrar como uma história que passou sem qualquer dor. 

Enquanto não acontecer já decidi: Quem foi que disse que tenho que chorar?
Gostei muito do versículo que o pastor leu no velório:
Melhor estar no funeral do que numa festa de nascimento. (Eclesiastes 7:1)
No velório repensamos a vida, somos levados a reflexão, e percebi que sofrer não vale a pena! 

Conversando com uma amiga ela começou a contar suas dores, ouvi, aí ela perguntou: -Você sabe o que é isso que estou sentindo? Com tom de indignação e autocomiseração.
Respondi: Claro que sei, eu sempre senti! E contei a MINHA história, ela começou a chorar e se desculpar por estar contando a situação dela! Respondi que ela não precisava se desculpar, que era um prazer ajuda-la a trilhar o caminho que eu aprendi a trilhar, que nossas vidas só tem sentido quando servimos a outras vidas, que poder ajuda-la é o que dava sentido à minha vida.

Eu sei o que é chorar, sei o que é sentir dor, mas sei também o que é ser sustentada pelo Senhor, sei também que chega uma hora que a gente aprende... um dia a gente aprende... A parar de chorar pelo que não tem e a se alegrar com o que tem!

Tem tanta gente que tem tudo, que achamos que é pré-requisito de felicidade e é tão vazio, tão superficial, tão egoísta e chato que me cansa! Não consigo estar perto, pessoas assim me fazem mal... do que vale tudo que tem se na alma há um vácuo? Dá vontade de dar duas batidinhas e perguntar: -Tem alguém aí? Mas pra quê? Sei que o silêncio será a minha resposta...

Aprenda isso: Ninguém nunca tem tudo que quer, ser feliz não depende do que se quer e não tem, mas do que se faz com o que se tem. Então pare de chorar pelo que se foi ou pelo que nunca teve e comece a se alegrar pelo que ficou!

Sempre haverá o que agradecer e o que lamentar a escolha é sua, ninguém pode decidir por você.

"Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição." (Deuteronômio 30:15)

Beijos,
Sabrina S. Pinto.

Escreva aqui o seu comentário!