Tem uma música nova do Renascer Praise que diz: "Tem dor que a gente sente que o jeito é sentir. Só tem um que compreende e o seu nome é Jesus." Quem quiser ouvir é só clicar aqui!

Em todos os problemas que eu passo primeiro eu conto para Jesus, pois percebi muitas vezes quando ia procurar primeiro uma amiga para ser consolada não adiantava, nada mudava e ficava ainda mais frustrada. Não que minhas amigas não sejam boas, mas com certeza não são tão boas quanto o Espírito Santo que é meu melhor amigo.

Assim aprendi também que há dores que a gente passa que Jesus envia amigos para nos ajudar...e eu já fui usada algumas vezes como canal de Deus para consolar algumas pessoas, porém curioso disso é que as vezes que Ele me chamou para estas missões foram justamente nos momentos em que mais meu coração doía... quando não tinha forças nem pra me ajudar, porém incrivelmente o Senhor me deu forças e palavra para socorrer quem precisava mais do que eu.

A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. (Eclesiastes 7:3)

Foram nessas horas que compreendi este versículo acima. Deus me ensinou que não há nada mais eficaz para minhas dores do que entregá-las para Ele e fazer o que Ele me manda fazer que é o bem para o próximo. A tristeza nos faz mais sensíveis a dor do outro, acredito que seja por isso que Ele usa tanto as nossas dores para curar tanto o nosso coração como do outro!

Que tal você deixar o seu egoísmo de lado e experimentar observar que as pessoas que estão a sua volta também precisam de consolo e amor? Passe por essa experiência, você verá que é o melhor remédio para o nossas dores não há! Permita-se ser amada por Deus e ame!

Entrega sua dor ao Senhor e vai consolar os que choram... cada um carrega suas dores, mas a gente pode dividir o que temos de bom que é Jesus e a palavra do Senhor para fazer o bem a quem precisa! Isso é renovador e um jeito muito eficaz de viver feliz independente da situação em que você se encontra!

Com amor,
Juliane Vieira.

Hoje estava olhando uma lista que fiz ano passado sobre mim. Pontuei meus pontos fortes e fracos... lembro-me que quando estava fazendo eu pedi para que uma amiga minha avaliasse e ela aprovou minha lista e até acrescentou alguns pontos que eu não havia observado. Por que fiz isso? Porque estava pensando em planejar meu futuro... acabou que eu nem planejei nada, mas a lista do auto-conhecimento ficou escrita no caderno.

Bem novamente cá estou eu planejando o futuro, já planejei e até gerenciei as tarefas para cumprir cada objetivo... só que agora estou fazendo um planejamento para os próximos anos... quero ter uma visão ampliada para o que Deus tem para mim. Enfim... então lembrei da tal lista que tinha feito ano passado e fui consultar para me ajudar nesse esboço sobre meus futuros projetos.

Para minha surpresa percebi que dos 8 pontos fracos listados eu eu já superei 3! Que alegria, pude acrescentar 3 pontos que eram fracos como pontos fortes e acrescentei apenas 1 ponto fraco que antes não havia percebido. Mesmo assim fiquei bastante feliz, porque esses 3 que citei eu nem lembrava que via como defeito e mesmo assim Deus não esqueceu da minha lista e me ajudou a superar através das adversidades que eu passei.

É, Deus não se esquece dos nossos pedidos, Ele não deixa de lado aquilo que precisamos mudar em nós e que muitas vezes preferimos ignorar. E sim, eu amo muuuito a Jesus, porque além de ser meu Salvador, Ele não permite que eu continue a mesma, sempre me faz crescer mais e mais!

Eu gostaria de contar todas as mudanças que Ele está fazendo dentro de mim... as vezes fico até ansiosa para ver os meus planos cumpridos... mas tenho aprendido a ser paciente ainda há muito coisa a ser transformada em mim, há muitas tarefas a serem executadas... mas aquele que começou a boa obra em minha vida é fiel para cumprir! (Filipenses 1:6)

Que tal você pedir a Deus para te mostrar o seu futuro e caminhar segundo a vontade dEle?

Deixo algumas perguntas para você fazer para si mesma e anotar! (Retirado do livro Os princípios e o poder da visão, de Myles Munroe) Você pode até achar que responder essas perguntas é perda de tempo, mas não é, perder tempo é continuar andando sem saber qual é o seu propósito de vida. Então siga em frente!

Encontre seu verdadeiro eu:
  • Quem sou eu?
  • Quem sou eu em relação a Deus?
  • De onde venho como pessoa?
  • Qual é a minha semelhança com o Criador? (Veja Gênesis 1:26-28)
  • Por que estou aqui?
  • Qual é a razão da minha existência como ser humano?
 Encontre sua verdadeira visão:
  • O que quero fazer com a minha vida?
  • O que sou inspirada a fazer?
  • O que eu gostaria de fazer mais do que qualquer outra coisa, mesmo se não fosse paga por isso?
  • O que tenho tanto prazer em fazer que esqueço de comer ou dormir?
  • Escreva o seu legado.
  • O que você gostaria que estivesse escrito na sua lápide?
  • Pelo o que você gostaria de ser lembrada?
  • Família: pelo que você gostaria de ser lembrada como esposa e/ou como filha?
  • Sociedade: Que tipo de impacto você gostaria de deixar na sua comunidade?
  • Mundo: De que maneira você gostaria que o mundo fosse diferente por causa da sua vida?
  • Escreva sua declaração de missão pessoal. Pergunte-se onde você gostaria de estar em 1, 5, 10, 20, 30 anos... Escreva suas ideias e continue a pensar e orar a respeito delas.
  • Resuma a visão para a sua vida em apenas uma sentença, ou seja, faça uma declaração específica daquilo que gostaria de fazer na vida e o que te motiva a alcançar o seu sonho.
Peça a direção de Deus para responder essas perguntas e não coloque limites de tempo ou dinheiro na visão que Deus te der! Não se deixe influenciar pela opinião dos outros ou pelo o que você pensa não ser capaz, pois quando Deus nos dá uma missão Ele nos capacita! Corra atrás dos seus verdadeiros desejos!

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. (Filipenses 2:13)

Um abraço,
Juliane Vieira.

Lendo o livro “Doze iguais a um” do apóstolo Canuto, fui levada a honrar a Juliane. Pensei em escrever uma carta, aquela coisa bem arcaica sabe? Que se coloca nos correios ou se entrega em mãos? Fazíamos muito isso no ensino médio. Lembro de ter tido a ideia de escrevermos diariamente num caderno e trocaríamos esse caderno no fim do ano. A Ju perdeu o dela! Fiquei tão frustrada! Só de raiva por seu descuido não entreguei o meu. 

Depois de um tempo eu dei - bem eu acho que dei... rs. Mas lendo o livro me deparei com uma frase: os discípulos servem ao líder não por obrigação, mas por amor, do contrário estariam em outros lugares onde não houvesse tanta cobrança. Fiquei pensando em quantas coisas peço, e quando digo "quantas" são realmente "quantas"... E elas estão lá... sempre servindo, sempre do meu lado... são excelentes discípulas, grandes amigas... e fico a pensar o que tenho para oferece-las? Diria que bem pouco. Ainda há muito o que mudar... mas sabe agora sim é hora de chorar (Quem foi que disse que eu tenho que chorar?) chorar de gratidão. 

Li a frase supracitada do apóstolo enquanto estava com uma lista aberta no meu computador com 8 pedidos numerados pra ela não esquecer de nenhum. Estava aberta, porque ainda havia itens a serem acrescentados e não poucos! Pedidos variados nenhum que ela fosse obrigada, nenhum que eu pudesse pagar. Até com as crianças que ela foge tanto (Risos) ela está lá sempre que peço. Aliás Deus sabe o que faz, se o dom dela fosse com crianças ela não teria paz... viveria sobrecarregada com os meus pedidos. Rs. 

Noutro dia na igreja me levantei várias vezes para me servir e resisti ao impulso de pedi-la para pegar as coisas pra mim, não faço por mal... mas devo realmente me policiar para não escravizar as pessoas que amo. Rs. Bem, a Ju é daquelas pessoas raras que sabemos que sempre estará lá quando precisarmos, nada na vida se compara a certeza que alguém estará contigo sempre!

Por esse e outros motivos decidi tornar público o caráter dessa baixinha que como escreveu Drummond: não sou do tamanho da minha altura...(não mesmo Ju...)

Eis uma lista dos motivos pelos quais eu amo a Juliane:

1- A Ju guarda meu coração e minha alma, ela briga por mim, ela me defende sempre! Mesmo sem que eu saiba! Ela esconde coisas que me deixarão triste.
2- Ela ora e jejua por mim escondido
3- Mesmo com esse jeitinho meigo e tímido ela é forte e muito, muito guerreira. De um jeito que eu tento descobrir como pode caber dentro de um corpinho tão compacto tanta força. Mas sabe como é né? Os caminhos de Deus são mais altos que os nossos.
4- Sem a Ju esse blog não existiria
5- Porque ela é talentosa e humilde qualidades excepcionais que dificilmente se encontram num único ser humano
6- Porque ela me inspira!
7- Porque ela consegue amar de um jeito que eu não consigo
8- Porque ela é paciente e mansa, mesmo que ache que não. Ela me acalma!
9- Porque ela me deixa ser eu! Para ela eu não tenho que ser perfeita.
10- Porque ela me perdoa!
11- Porque ela é obediente, submissa e amiga de Deus
12- Porque ela não é diplomática - ou é ou não é - ela é bem sincera!
13- Porque ela me atura. E acredite! Não é fácil!
14- Porque sei que aquilo que ninguém mais quiser fazer ela faz por mim - tipo perder a tarde sábado no calçadão de Madureira comprando as coisas da festa das crianças.
15- Porque ela sempre abraça meus projetos, vibra com eles e acredita comigo que no fim, tudo dará certo! 16- Porque até quando ela chora, suas lágrimas são pra selar o início de uma nova vitória
17- E por fim eu amo a Ju porque ela sempre faz tudo que eu peço! Rs. Quase sempre! Quando a Ju diz não, aí eu estou exagerando mesmo! Rs.

É... verdadeiramente há amigos mais chegados que irmão. (Provérbios 18:24)
Amigo é aquele que mesmo em silêncio nos consola por sabermos que mesmo que todos te abandonem ele ainda estará lá, escolhendo todos os dias por você! Te fazendo acreditar que você é realmente alguém digno de se amar!
Se você tem alguém assim na sua vida, agradeça! Escreva! Fale! Presenteie! Pessoas assim são raras e tudo que é raro precisa ser valorizado! Obrigada Ju!

Alguém já falou inverdades sobre você, expôs suas fraquezas e ainda zombou de você? É, eu sei que não é nada fácil, principalmente quando isso vem de pessoas que a gente não esperava!

Eu já contei no post Hora de calar... o versículo que me fortaleceu nos momentos em que passei por tudo isso. Graças a Deus já passou e passei com a cabeça erguida. Confesso que me sentia muito desconfortável ao estar perto de pessoas que eu sabia que tinham ouvido tantas calúnias sobre mim, achava que todos acreditavam em tais mentiras... e acho até que acreditaram mesmo, mas isso não vem ao caso.

O importante foi que eu fiz duas escolhas muito importantes: 1° Me calar e 2° Acreditar na voz de Deus! Enquanto diziam que eu era isso ou aquilo me depreciando, o Senhor me dizia que eu sou Seu tesouro particular (Salmo 135:4 e Malaquias 3:17), que me escolheu justamente por eu ter fraquezas (1 Coríntios 1:27), que me ama (I João 4:11, João 3:16...), que estava a todo o tempo comigo (Josué 1:9 e Mateus 28:20)... e eu claro, confiei nestas palavras e ao invés de ficar podre por dentro consumida pela mágoa. Eu fui na verdade renovada, a ponto de conseguir fazer a mesma oração que Jesus fez quando foi crucificado:

E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. (Lucas 23:34)

Sim, eu os perdoei. Me lembrei agora da única vez que eu falei algo, que foi um dia que eu pedi para a pessoa que estava falando inverdades sobre mim que parasse, porque ela estava fazendo aquilo publicamente e não havia necessidade daquilo, já que eu prontamente havia entendido que ela não queria mais minha amizade, então eu iria respeitar. E foi nesse dia mesmo que liberei perdão. Ela continuou a me acusar de muitas coisas sem cabimento e eu até tentei explicá-la meu ponto de vista, mas percebi que ela já havia me condenado culpada e não havia nada que pudesse fazer para convencer o contrário. Então perdoei e me despedi. Depois disso ela continuou dizendo coisas absurdas, mas não falei mais nada! Eu não me defendi para ninguém, não fui tirar satisfação, nada! E sabe por quê? Porque eu sei quem eu sou em Deus e o Senhor me lembra todos os dias do grande valor que eu tenho para Ele! E é isso que importa para mim. 

Desejo no fundo do meu coração que isso jamais aconteça contigo, porque machuca muito, mas caso ocorra, aprenda a descansar na justiça de Deus... e a justiça que peço a Ele não é que essas pessoas se deem mal... mas sim que a gente cresça e tenha muitas vitórias na presença de Jesus!

A partir do momento que você tem consciência da sua identidade em Deus e sabe da importância que você tem para Ele, o que os outros dizem ou pensam perde o valor. Se te caluniaram ou tiveram uma má impressão de você e te crucificaram por isso, busque conhecer o que Deus pensa sobre você e acredite nEle, pois mesmo que você tenha tantos erros assim como o outro diz, saiba que Jesus te ajudará a melhorar e se tudo não passar de uma grande mentira sobre você, pode ter certeza que Ele também te honrará.

Enfim... deixe que falem e siga sua vida buscando sempre ouvir e agir de acordo com tudo aquilo que o Senhor tem a dizer para você!

Com amor,
Juliane Vieira.

Dessa vez não esperei surpresas e nem criei expectativas quanto a presentes ou festas, tudo que vier será comemorado e muito bem recebido. Decidi que quero almoçar com a minha família no meu restaurante italiano preferido e que vou comer pizza com meus amigos no sábado à noite. 


Hoje vou passar o dia comprando os itens que faltam para o curso de maquiadora e à noite vou pro culto, porque por mais que reclamem, a casa de Deus é o meu lugar preferido, quem quiser que me encontre lá! 

Na sexta vou pro monte bem cedinho pra conversar com Deus e agradecer! Quero comer muitos bolos e doces e quem achar Donnut’s por favor traga pra mim! Esse aniversário está diferente, não estou melancólica com a passagem do tempo, porque enfim, aprendi que não vivo o tempo cronológico, mas o tempo kairós- o tempo de Deus! 

Nesse aniversário não estou preocupada com quantas pessoas vão me ligar ou quantas estarão comemorando comigo, eu estou feliz! Feliz com Deus! Feliz porque Ele tem me sustentado dia após dia, tem manifestado milagres e muito maiores virão e eu bem sei que Ele estará comigo como sempre esteve e Sempre estará e sei que hoje quando eu acordei ELE vibrou e sorriu, porque Ele me ama e eu sei que Ele vai me surpreender hoje, amanhã e depois e assim será sempre! 

Clarice Lispector escreveu que chega uma fase da nossa vida em que paramos de disputar os aplausos e passamos a aplaudir! Cheguei a essa fase! Hoje não sou mais escrava do apoio, agradecimentos ou reconhecimentos, porque eu bem sei quem sou. Não preciso mais de aplausos e estranhamente nunca fui tão aplaudida! No meu aniversário, verdadeiramente serei eu o presente, porque o meu coração está grato e decidi levar pro monte uma lista de agradecimentos e entrega-los a Deus por tudo que Ele fez até aqui e por tudo que fizeram por mim! Vou levar a minha lista e orar por cada gesto de amor e cuidado, por todo o amor que me dedicaram, por cada lembrança de amor e carinho, por cada comida gostosa, passeio animado e palavras de amor! Porque hoje tudo que eu quero é agradecer! 

Vou entregar nas mãos de Deus cada pessoa que passou na minha vida e me abençoou e pedir ao meu PAI por cada uma delas! Porque quando há paz dentro de nós não há nada que façam ou aconteça que nos tire a certeza: Vou ser feliz e pronto! Eu decidi!

Hoje eu só quero levantar as minhas mãos e adorar!! Deixar a lágrima rolar....
Desenvolvi a força de ser feliz no meio da tristeza!
Porque eu sei em quem tenho crido e estou certo que é poderoso! (2 Timóteo 1:12)
Aquele que vem virá e não tardará. (Hebreus 10:37)
Se tu creres veras a glória de Deus. (João 11:40)
O senhor é justo e fiel nenhum bem sonega aos que andam retamente. (Salmo 84:11)
Os que esperam no Senhor jamais serão envergonhados. (Salmo 25:3)

Quero deixar algumas das canções que marcaram meus 27 anos de vida que, acredite, só está começando porque o melhor de Deus ainda está por vir! Eu ainda não vivi os melhores anos da minha vida! Deus continuará a me surpreender...

Canções: 

Feliz aniversário pra mim!!!! UHUUU!!

No meu caminhar com Deus já segui uma trilha que tudo indicava que aquela era a direção do Senhor para minha vida. Como todo caminho que Jesus anda conosco, na maioria das vezes, não é um mar de rosas, fiquei tranquila e confiante em Deus que Ele resolveria os obstáculos do trajeto. A cada curva, buraco, placa desconhecida... pedia ao Senhor ajuda e tive todos os sinais que precisava para seguir em frente e assim fui eu sem medo.

Mas quando pensava que já estava na metade do caminho, descobri que na verdade estava numa estrada sem saída. Me enganei! E agora? Parece simples dá meia volta e voltar! Só que não era... imaginem todos os sonhos que eram combustíveis de eu continuar aquela trilha? Vi tudo se esvair! Não é nada fácil!

Fora os questionamentos que bateram como este: "Senhor, porque permitiu que eu andasse por esse caminho, se pedi tanto Sua direção e recebi até sinais positivos?" E ouvi apenas o silêncio como resposta. Sem entender dei meia volta, mas pedi que Jesus continuasse a caminhar comigo! Sabia que sem Ele ficaria mais perdida ainda.

Conforme fui voltando, notei tantas coisas novas no trajeto que me fizeram aprender muito mais do que quando eu estava indo. A minha ida me ensinou a ter fé, já a minha volta me ensinou a ser forte, a calar nos momentos certos, a ver a vida de uma forma muito mais ampla, a ser "indesistível" e lutar ainda mais pelos meus sonhos, porque por mais que eu tenha seguido um caminho errado, eu não desisti de chegar aonde eu quero! Não será, claro, da forma como imaginava antes, mas será muito maior do que penso, disso eu tenho certeza!

Ora, Àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera! (Efésios 3:20)

Hoje entendo que segui o melhor caminho de Deus para minha vida, por isso que Ele confirmou... eu precisava aprender muitas coisas! E para isso foi necessário sim que eu passasse por tudo aquilo, ainda estou voltando, mas quando encontrar o novo caminho, estarei bem mais preparada para chegar onde Deus quer para mim!

Se você já ficou decepcionada com algum caminho que trilhou, faça como eu, permita que Jesus te guie, pois por mais que tudo pareça difícil ou inalcançável, Ele te ensinará muitas coisas, inclusive a não desistir de seus sonhos e viver feliz! 

Um grande abraço,
Juliane Vieira.


A postagem está atrasada, mas está valendo!

1- Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)

2- Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso. (Êxodo 34:14)

3- Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade. (Salmos 29:2)

4- Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Mateus 4:10)

5- Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. (Filipenses 3:3)

6- O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. (Salmos 95:6)

7- Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (1 Pedro 5:8)

8- Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena. (Provérbios 24:10)

9- Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. (Mateus 5:25)

10- Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR. (Isaías 54:17)

11- E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem. (Hebreus 13:6)

12- E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? (Lucas 18:7)

13- Esforça-te, pois, e esforcemo-nos pelo nosso povo, e pelas cidades de nosso Deus; e faça o SENHOR o que bem parecer aos seus olhos. (2 Samuel 10:12)

14- Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR. (Salmos 27:14)

15- Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4:13)

16- Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1:9)

17- Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará. (Deuteronômio 31:6)

18- Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa. (2 Crônicas 15:7)

19- De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17)

20- Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado. (Romanos 14:23)

21- E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. (Lucas 17:6)

22- Porque andamos por fé, e não por vista. (2 Coríntios 5:7)

23- Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. (Romanos 4:5)

24- Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. (João 7:24)

25- Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (1 Coríntios 2:15)

26- Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. (Malaquias 3:18)

27- Examinai tudo. Retende o bem. (1 Tessalonicenses 5:21)

28- Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (1 João 4:1)

29- Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício. (Provérbios 21:3)

30- Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao SENHOR; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face. (Salmos 22:27)

31- Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:8-9)

Eu terminei de ler o livro As cinco linguagens do amor um dia desses e achei maravilhoso!

Ele é mais voltado para casais casados, mas serve pra namorados também e até para solteiros -como eu - que querem aprender a continuar amando depois que a paixão passa e já começar num relacionamento disposta a amar conforme a linguagem do seu par.

Fora que achei ótimo saber qual é a minha principal linguagem do amor e de algumas pessoas que eu amo para poder fazê-las se sentirem mais amadas por mim.

Procurando uma imagem para por neste post encontrei este vídeo que faz um ótimo resuminho sobre o que este livro trata, veja:



A partir daqui deixo uma previa de cada linguagem do amor (texto retirado do blog Não morda a maçã):
TOQUE FÍSICO: O toque físico é uma das formas mais fáceis de perceber o amor. Você abraça quem é importante para você? Você gosta de andar de mãos dadas com aqueles que você ama? Você fica feliz ao ver receber um carinho na cabeça, nos cabelos ou nas mãos? Geralmente esta é uma das primeiras formas de comunicar amor que aprendemos. Você já reparou que as crianças amam dar beijos e abraços? Ao fazer isso elas estão dizendo que amam mesmo sem falar nenhuma palavra. Se você respondeu sim às perguntas acima, provavelmente esta é a sua primeira linguagem: a forma como você demonstra que ama e como gosta que as pessoas demonstrem que te amam. Pare e pense: você conhece alguém que sempre procura te abraçar, que conversa encostando, tocando em você? Se a resposta é sim, provavelmente esta é a forma que essa pessoa está dizendo que você é importante para ela, mesmo que ela nunca use as palavras para isso.
TEMPO DE QUALIDADE: O tempo de qualidade significa o tempo que você dedica exclusivamente a alguém, sem ter outras distrações por perto. Por exemplo, o tempo que vocês se dedicam à conversa, a assistir um filme juntos, a ver fotografias, a tomar um café, etc. Se você se sente importante, amado, quando alguém abre mão de fazer outra coisa simplesmente para passar tempo com você, provavelmente essa é a sua primeira linguagem. Ao mesmo tempo, se alguém exige sempre a sua presença, e de forma até exclusiva, essa é a principal forma que essa pessoa encontrou para dizer que te ama. Na Bíblia podemos achar um exemplo de alguém que tinha essa como primeira linguagem. Maria, irmã de Madalena, amava ficar aos pés de Jesus. O prazer dela estava em simplesmente ficar ali. Era dessa forma que ela dizia ao Mestre que o amava.
ATOS DE SERVIÇO: Sabe aquelas pessoas que se empenham em fazer tudo para agradar? Que chegam a sua casa e lavam a louça, se alegram em ajudar a arrumar o armário e sempre estão prontas a oferecer aquela mãozinha? Essas são as pessoas que têm como primeira linguagem de amor atos de serviço. Ou seja, para elas, o amor está relacionado ao fazer. Há um bom exemplo sobre isso na Bíblia. Você se lembra de Marta, irmã de Maria e Lázaro? Ao saber que Jesus se aproximava, ela sempre se preparava para servi-lo. Fazia comida, organizava a casa e estava sempre envolvida com alguma atividade. Essa é uma linguagem muito bonita, porém é preciso compreender que as pessoas devem amar e ser amadas não pelo que elas fazem, mas sim por quem elas são.
PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO: Muitas pessoas precisam ouvir que são importantes, que são lindas, que são inteligentes, que são competentes e divertidas. Isso significa palavras de afirmação, ou seja, a manifestação verbal de sentimentos. Da mesma forma, existem pessoas que sentem a necessidade de dizer sempre o quanto amam seus amigos, o quanto eles são importantes, o quanto são legais. Ao fazer isso, está se demonstrando que palavras de afirmação é a forma de comunicar seu amor. E existem pessoas que precisam dessas palavras para se sentir importantes. Para elas não basta alguém passar tempo, dar presentes ou abraços, elas precisam ouvir o que os outros pensam. Se este é o seu caso, palavras de afirmação provavelmente é a sua primeira linguagem.
PRESENTES: Quem gosta de ganhar presentes? Todo mundo. Quem gosta de dar presentes? Nem todos. Presentes é uma linguagem peculiar e não está necessariamente ligada ao valor. Por exemplo, muitas crianças fazem desenhos lindos para os pais, irmãos e tios. Para elas, esses papéis coloridos são preciosos presentes, uma forma de dizer que amam e se importam. Muitas meninas adoram gastar tempo pensando em coisas criativas para presentear: surpresas, cartazes, fotografias, entre outras coisas. Se você é do tipo que sempre que viaja pensa em trazer lembranças para seus amigos, que nunca se esquece de comprar um presente nos aniversários, e que até mesmo se desaponta quando as pessoas se esquecem de te presentear, provavelmente esta é a sua linguagem.
Conseguiu identificar a sua principal linguagem? Conseguiu identificar à das pessoas que moram com você? Aprender a se conhecer e conhecer as pessoas é muito importante. É importante também você comunicar às pessoas como você gostaria de ser amado, qual a sua primeira linguagem, aquilo que o faz se sentir único. Para isso é importante desenvolver também a comunicação com a sua família.
Pense nisso e comece hoje mesmo a amar seus familiares da forma como eles se sentem amados!
São 3 as sugestões p/ se descobrir a primeira linguagem do amor:
1. O q seu namorado(a) faz, ou deixa de realizar, q mais te magoa? O oposto a isso é, provavelmente, sua linguagem do amor.
2. O q vc mais solicita dele(a)? Aquilo q mais requisita dele(a), é provavelmente o q faz vc sentir-se mais amado.
3. Qual a forma mais frequente de vc expressar amor a seu parceiro? Essa pode ser uma indicação de q através da mesma, tbm se sentiria amado.
Faça um “ranking” das linguagens. É possível tb q mais de uma linguagem seja a sua.
Texto escrito pelo Fernando Ortega no blog Não morda a maçã.
E aí gostaram? Muitos relacionamentos tem sido salvos a partir do conhecimento dessas linguagens. Vale muito a pena comprar e ler este livro!!!
Um abraço, 
Juliane Vieira.

Passamos um tempo sem postar, acho que Deus quis nos dá uma folga... rs. Brincadeira, a verdade é que as circunstâncias contrárias nos sufocaram tanto que não conseguimos escrever nada esses dias... foi preciso nos refugiar no Senhor, com toda nossa dor, questionamentos e medos...

Hoje conversando com a minha mãe falei: "Mãe, quando a gente segue a Jesus podemos até cair, mas não caímos no chão ou no fundo do poço como antes sem Ele, a gente cai é em Seus braços e Ele com todo Seu amor nos levanta novamente."

Sabe, fazia tempo que não me sentia como me senti nesses últimos dias... eu pensei que nunca mais fosse ficar assim, mas mais uma vez caí!

Quando fizemos este blog, foi um chamado de Deus mesmo e resposta de um 1 dia inteiro que eu passei orando ao Senhor no meu quarto pedindo a Sua direção. E desde então eu tenho aprendido a viver feliz independente das circunstâncias. No início eu caía muito mais vezes, ainda me sentia desanimada e triste diante de algumas situações... e conforme fui perseverando nesse propósito de viver feliz, fui crescendo e Deus foi me fazendo cada vez mais feliz nEle. Vocês tem acompanhado comigo aqui esse aprendizado.

Neste ano cheguei a um nível tão grande de me alegrar no Senhor que mesmo em meio ao deserto que tenho passado, só teve uma ou no máximo duas vezes que me senti meio desanimadinha e no mesmo dia o Senhor me levantou. No entanto, dessa vez fiquei bastante desanimada mesmo. De novo como no início da minha caminhada ou até pior... porque quando pensava que estava assim de novo me deixava mais triste ainda. rs. (agora eu rio!)

Eu até conseguia enxergar a mão de Deus cuidando de mim, mas eu estava muito fria e chateada demais com minhas dores, dúvidas e temores para erguer novamente! Enfim... deste jeito fiquei até que pedi socorro a Deus e ouvi a Sua voz me dizer: "Filha, eu estou permitindo que essas coisas que estão te machucando tanto aconteçam para você aprender a perseverar! Para você cumprir os propósitos que Eu tenho para sua vida, você precisa ser perseverante!" Depois Ele foi me lembrando de muitas coisas que aprendi com Ele. E assim fui renovada, Ele me levantou mais uma vez! E como estou feliz com tantas provações, pois sei que estão servindo para eu amadurecer ainda mais e irei vencer cada uma delas, em nome de Jesus!

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,
pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." (Tiago 1:2-4)

O bom de confiar em Jesus é que se em algum momento a gente desanimar, o braço dEle nos levantará. Porque quando temos Ele como o nosso Deus, pedimos Seu favor e buscamos a vontade dEle para nossas vidas, não caímos mais no chão, na lama ou no fundo do poço... caímos em Seus braços e nos Seus átrios podemos descansar. Permita que o Senhor te erga de novo e continue seguindo as orientações que Ele tem dado a você! Tenha um pouco mais de paciência, persevere em viver feliz, pois a sua vitória virá e dias melhores você viverá! Deus é fiel!

Um grande abraço,
Juliane Vieira.