A partir do dia 1° de abril teremos posts todos os dias e não é mentira!rs. Agora nós temos cinco colunista fixas, ou seja, uma para cada dia e aos sábados e domingos vamos postar textos de outras mulheres.

Na nossa página do facebook postaremos diariamente mensagens diferentes e mais curtas do que as que postamos aqui no Aprendi a viver feliz!

E por que tudo isso? Ora, se a felicidade é uma decisão que se toma todos os dias, então vamos trazer uma palavra de incentivo todos os dias para não sairmos desse caminho!

Para comemorar essa nova fase, nós vamos sortear entre as seguidoras da nossa página o livro Vivendo de bem com a vida, da Sonia Hernandes que aliás, tem tudo a ver com a proposta do nosso blog!


Sinopse do livro: A imagem que Sonia Hernandes transmite é de uma mulher bem-sucedida, realizada, cuja atitude é sempre positiva, não importa qual seja a circunstância. Milhares de pessoas que a assistem pela televisão, liderando a maior marcha de cristãos do mundo, ou em centenas de palestras realizadas pelo Brasil têm nela um exemplo de garra, iniciativa, determinação. Sua empatia com o público, na tela ou ao vivo, é inegável. No entanto, até chegar a esse ponto, Sonia percorreu um longo caminho de luta e superação. Essa estrada passou por uma adolescência difícil, cheia de conflitos de autoestima, e muitas batalhas pessoais na vida adulta. É desta bagagem de lições assimiladas a partir de experiências vividas, testemunhadas e ouvidas que a autora se vale para mostrar por que optou por continuar Vivendo de bem com a vida. Seja num relato objetivo, numa metáfora ou em reflexões baseadas nas Escrituras cristãs, Sonia Hernandes desfia a trama da vida, mostrando a riqueza do mais simples passeio em família na beira da praia, a força destrutiva de um gesto rude ou o grande mistério presente na dicotomia da alegria e da dor de uma mãe ou esposa. Em tom intimista, como o de uma amiga que resolve “colocar o papo em dia”, ela oferece a palavra solidária que pode ajudar a superar desafios e encontrar a alegria de viver, por maiores que sejam as dificuldades emocionais, familiares e profissionais.

Até domingo, beijos!


Tem situações em nossas vidas que parece que perdemos o nosso rumo, simplesmente não sabemos em que direção seguir. Um dia planejamos metas e patamares altos que ainda não foram alcançados, pensamos que a incapacidade é nossa de não conseguir atingir esses alvos... E é nessa hora que todos os problemas fazem uma reunião para nos atacar com uma estratégia que costuma funcionar.

Com tantas situações em nossa volta, nos sentimos sufocadas, coração apertado e chegamos a pensar que todos ao nosso redor merecem todas as conquistas, menos nós. Mas não é bem assim que a banda toca... Merecemos sim !! Só que muitas das vezes não estamos preparadas para tal conquista ou não estamos realmente fazendo algo para alcançá-la. É aí que cabe a nós fazer uma autoavaliação, será que realmente temos colocado todo nosso potencial para alcançar esse alvo? Muitas das vezes nem se quer movemos uma palha pra darmos um passo na direção certa.
Deus nos criou com um potencial incrível!! Só precisa ser trabalhado... E é nessa espera pela conquista, nessas lutas do dia-a-dia, nesse esforço para alcançar o sonho que o nosso potencial esta sendo trabalhado, porque nós sabemos que na prática aprende-se muito mais que na teoria! (risos) Temos todas as armas ao nosso dispor, mas senão fossem as lutas... Não saberíamos como usá-las.
A situação está muito difícil, mas a conquista está mais perto ainda!!!
Agora se asituação é impossível só existe um que pode resolver: Deus!!! E para isso acontecer basta nós crermos!!!! NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS E PLANOS!!! São eles que farão você crescer!!!

Mas como está escrito: “As coisas que o olho não viu, e oouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparoupara os que o amam.” (I Coríntios 2:9)

Podemos sonhar omais alto e perfeito projeto para nossa vida, mas Deus, tem muito mais!!!!

Um beijão,
Suelen Parreira.



Ah como eu queria...
... ter nascido numa família diferente, uma que tivesse metade dos problemas da minha...
Ah como eu queria...
... ter tido uma infância melhor, mais feliz, mais completa...
Ah como eu queria...
... ter tido mais oportunidades...
... ter mais inteligência, garra, força de vontade, autoestima...
... ter menos defeitos...
... mais qualidades...
... ser mais bonita...
Ah como eu queria...
... comer sem engordar...
... que meu esmalte não descascasse tão rápido...

Brincadeira! Quer dizer, mais ou menos.(risos)  Mas agora Falando sério, você se identificou com essa lista? Eu, e provavelmente você também, tem uma lista de coisas que gostaria que fossem diferentes...
Mas aprendi que ficar lambendo feridas, ou seja, gastando energia com lamentações e autocomiseração. Não deixa a ferida cicatrizar e ainda ficamos com gosto de pus na boca. Argh! Que nojento! E é mesmo! É nojento o que a gente faz com a gente mesmo.
Levanta essa cabeça, limpa essa boca, muda teus pensamentos e sai à luta! A tua história é única! Salmo 139.14 diz que você foi formada de maneira “assombrosamente maravilhosa”. Já viu ultrassonografia que só a mãe acha um bebê ali? “Olha o narizinho... A boquinha...” Toda emocionada e tudo que você vê é uma massa desconforme e amarelada? É feioso demais, mas depois virá uma criança linda! Miudinha, mas perfeitamente desenhada. Sabe o que isso significa? Que a tua história “assombrosa” se transforma em “MARAVILHOSA”! Você até queria que muitas coisas fossem de outra maneira, mas o que Deus tem é único e por isso você nem consegue imaginar, porque ninguém viveu. Está reservado pra você, você só precisa guardar essa língua “lambona” e soltar seu sorriso. Seu sorriso te deixa bem mais linda e a persistência é uma dádiva que te faz ainda mais atraente.

Com amor, 
Sabrina S. Pinto.


Sou incapaz de imaginar uma pessoa que não quer sempre o melhor! Fala sério! Fala muito sério! Quem é que não quer o melhor trabalho, a melhor casa, o melhor marido, resumindo o melhor de tudo? Não é nada fácil tomar decisões, que por vezes podem parecer escolhas insanas, escolhas que nos corroem e nos maltratam de tanta dor.

É... #FATO#: Para ter o melhor ou ver o melhor acontecer nem sempre é com as melhores escolhas. Hã? Cumã? Cá pra nós as escolhas mais difíceis ou as mais dolorosas, normalmente, são as que temos a sensação que tivemos a atitude correta, mas não é a que as que alegram nosso coração.

Vai dizer que você nunca se viu num beco sem saída? É assim que nos sentimos quando terminamos um relacionamento que parece que tinha tudo para dar certo, mas lá no fundo você sabia que não era o melhor pra você ou de alguma forma faltava aquela condição para ser completo. E como foi difícil para terminá-lo, né? Ou então quando estamos confortáveis em alguma situação de nossa vida, mas sabemos que existe um lugar melhor: uma vaga que potencializava seu potencial (desculpe a redundância!), aquele curso que você sabe que precisa deixar de fazer muita coisa para realiza-lo, aquela viagem que você tanto sonha, mas que é preciso economizar o ano todinho para conseguir ou até mesmo alcançar aquele corpo da revista ou perder aquelas gordurinhas que insistem em permanecer, mas você sabe que sem determinação e decisão não rola!

Não é nada confortável renunciar, abdicar de coisas que você quer, que você gosta, que você deseja para, futuramente, conseguir o melhor, pois, infelizmente, somos imediatistas e queremos sempre o AGORA. Lembra daquela frase que vovó sempre dizia? “Apressado come cru”? Rsrs, é por ai!

Todavia pra você escolher o melhor tem que ter peito, tem que ter coragem, como diz a mãe de Caetano Veloso, Dona Canô: Ser feliz é pra quem tem coragem! E um grande compositor completa: E a coragem é um dote, coragem é pra quem pode!

Sinta-se feliz, ou melhor, aprenda a ser feliz com suas escolhas, pois tenho certeza que são para ter um futuro melhor, pode até doer agora, pode até machucar e te chocar, mas a recompensa virá.

A bíblia diz que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30.5). E a melhor escolha que você pode fazer é entregar as suas escolhas para quem tem as escolhas e futuro certo! Deposite sua confiança em Jesus, entregue seus sonhos a Ele.

Um dia abençoado para ti!
Geisa Pereira.

Participe do nosso sorteio na nossa página do facebook!


 Têm tantas mulheres que gostaria de homenagear aqui neste dia que fizeram a diferença na minha vida e que são referenciais para mim, no entanto escolhi honrar a minha falecida vovó.

Ela tinha um nome bem diferente, Hercelina, mas eu a chamava de Vó ou Vó Celina. Ela era uma mulher guerreira e vencedora. Ela era muito alegre, gostava da casa cheia de gente e de visitar todos os parentes! Era tão amorosa e a companhia dela era muito agradável. Ela tinha o dom de ser amiga!

Minha avó era um tipo de mulher que vibrava com as vitórias da vida e uma mulher que sempre me incentivou a crescer. Lembro que quando morava com ela, eu tirava sempre notas boas na escola e quando chegava em casa e mostrava as minhas provas ela fazia uma festa! Dizia que eu era muito inteligente e que seria uma grande mulher! Ela também nunca esquecia de me recompensar, então quando eu vinha com a notícia era certo que ela iria fazer minha comida preferida: arroz, feijão, bife e batata frita!rs.

Ela também sempre me dizia que eu era filha de Deus e uma princesa, na verdade todas as vezes que nos víamos ela dizia que eu era a princesa dela e como eu me sentia amada e especial. Quantas vezes eu observava os olhos da minha avó que eram azuis piscina, lembro também do toque dela... ela era muito carinhosa, tinha um toque delicado e seu olhar me transmitia tanta paz! O colo dela era o melhor!

Quando ela fez 70 anos, se eu não me engano, decidi vestí-la com roupa de gala... a festinha era na casa dela, todo mundo vestido normal, mas eu queria que ela estivesse diferente e fosse a mais linda da festa! Maquiagem não precisava de muito, era só passar um lápis no olho que os olhos dela ressaltavam, coloquei uma sombra leve, blush e um batom e lá estava ela linda, num vestido vermelho com pedras brilhosas de festa que ela tinha. Mas que mico eu a fiz pagar! Só ela toda arrumada e com um vestido que na verdade era muito brega... acha que ela ligou? Levou tudo na brincadeira e se divertiu muito, tiramos tantas fotos dela! Percebi que ela se sentia muito linda e eu estava orgulhosa com a minha ideia e o trabalho que tinha tido junto com uma prima minha para deixá-la assim!

A minha avó era uma mulher encantadora... ela é um exemplo de mulher que não perdeu essência de menina, que se divertia com o que a vida oferecia! Ela é um grande referencial pra mim até hoje... quando eu estiver bem velhinha eu quero brincar como ela, valorizar Deus, a família e amigos como ela sempre fez! Ela foi uma mulher que honrou o nome de mulher e honra até hoje com os frutos que ela deixou!

Um grande abraço,
Juliane.

Participe do nosso sorteio na nossa página do facebook!



Há muitas mulheres que marcaram e marcam minha vida. Mas hoje eu gostaria de honrar uma em especial. Minha tia Leny. A mulher mais linda que já vi. Meus pais se separaram quando eu era bem pequena e eu fiquei com meu pai, minha tia que morava na casa de baixo foi o meu referencial feminino. Tenho um jeito um tantão moleca, tipo a punk lembra? Mas a minha doçura tem uma fonte: o amor da minha tia. Lembro-me de bem menina chorando no seu colo e ela me dizia: “não fique assim... o segredo é não ligar, deixa pra lá finge que não tem importância, não fica magoada isso não muda nada e te faz sentir pior...” Sigo esse conselho até hoje...

Minha tia é serva, minha tia é boa, é mansa, é amável é muito inteligente e acima de tudo ela é trabalhadora, guerreira, típica mulher de provérbios 31, minha  tia até hoje me serve. Me acorda pela manhã quando estou na casa do meu pai, antes do sol nascer ela se levanta e me prepara o café e o almoço, mesmo com dor não deixa de cuidar de suas casa ou servir os seus. Não é descontrolada com seu dinheiro, não vai pra rua fazer fofoca e é sempre grata por qualquer bala que receba. Sempre olho pra minha tia e oro: “Senhor quero servir o meu marido e meus filhos e a todos que passarem pela minha vida assim como a tia Leny , quero ter prazer em servir, em ser útil, em ajudar.” Quero serví-los com amor e sem esperar nada em troca. Porque o verdadeiro amor se basta em si mesmo, o amor verdadeiro se completa ao ver o outro feliz. Minha tia sofreu um divórcio na época quando era uma vergonha muito grande pra família ter uma mulher “desquitada”, sofreu um aborto espontâneo e uma cirurgia de retirada de um seio. Teve um problema na perna trombose que até hoje a impede de muitas coisas inclusive de visitar seu único filho e neta que moram em são Paulo e ela no rio, por quem ela ainda chora de saudades. E apesar de tudo isso ela ainda é minha fonte de amor, de doçura de alegria e de superação devo muito a essa mulher porque ela foi a primeira a me ensinar a viver feliz.

Eu dizia; vou ser bailarina, vou ser astronauta e ela sempre sorria e dizia: é mesmo? Que bom! Ela nunca me desmotivou ou me fez acreditar que alguma coisa não me fosse possível.
Ela é a mulher que honra o nome de mulher!

Sabrina S. Pinto


Mulher de peito, mulher de coração, mulher de garra. Mulher que vale e como vale.  A bíblia diz “dai honra a quem tem honra”. Quais são as mulheres que marcaram a tua história? Tenho um orgulho e tanto e quê “orgulhão” de ser mulher. Com personalidade, com dignidade, mulher que aguenta muito, mas que tem horas que grita pro mundo: chega! Daqui não passa! Acaba aqui essa dor, essa situação não me rouba mais, não me abusa mais...  E fala tudo no salto, sem perder a elegância, sem partir pra baixaria, porque mulher de verdade briga com classe!

Mulher tem o poder de resiliência, seu corpo se adapta a gravidez e volta ao normal assim também é sua alma. Mulher aguenta firme a dor. E aguenta sem amargura, mulher luta e continua sendo mulher. Não perdemos a doçura, não entregamos nossa essência não importa o que nos façam na nossa essência ninguém toca! Mulheres que não são um corpo, mas que são um caráter e se recusam a aceitar que a tratem indevidamente. Que tipo de mulher você admira? Que tipo de mulher você quer ser? Que tipo de mulher você quer deixar de exemplo para as meninas que virão a ser mulheres?

Sabe o tipo de mulher que admiro? Mulher doce. Mulher que serve. Mulher amável, agradável, que tem um tom de voz baixo, mulher mansa. Pra mim essa é a verdadeira guerreira, porque gritar, maltratar, xingar e berrar todo mundo sabe até criança, não exige muita habilidade ou inteligência. Ofender é fácil, promover pessoas e saber extrair o melhor de cada uma requer inteligência. Mas forte mesmo é quem passa pelas dores desse mundo e conserva o brilho, o amor, a brandura que nos constrange, que nos transmite paz... Mulher que não julga, que não fofoca, mas que escolhe não ofender, não oprimir, escolhe olhar sempre para o que cada um tem de bom. Mulher que sabe doar e que não é egoísta. Admiro mulher que se abdica, que se anula pro outro crescer seja o filho ou marido. Mais do que a empresária de maior sucesso, admiro a mãe que está em casa com o bolo fresco, aquela que costura a roupa, aquela que sabe como solucionar tudo, aquela que tem sempre um colo aconchegante. Pode me chamar de careta, mas essa mulher me inspira. Aquela que no meio da maior injustiça ela te olha nos olhos entristecida e diz: você não está sendo justo, você está me maltratando... E isso te fere até a alma, te envergonha. Porque ela não desceu ao seu nível ela te igualou ao dela. Essa mulher é uma mulher admirável, ela é tardia em se irar, essa mulher você não quer decepcionar. Pode parecer que essa mulher não tenha vida, que sua história seja anulada, que ela só serve aos outros e nunca é servida, mas não, ela é doce ela tem vida sim e a vida dela é facilitadora, ela tem o poder de transformar, ela é essencial.

Ah eu quero resgatar em mim essa mulher, a mulher virtuosa que sabe que tem algo especial, mulher que tem o poder de com jeitinho convencer, tocar, achar o melhor caminho, mulher é auxiliadora. Muitas tem sim usado isso para o mal. Acabar com relacionamentos, envenenar, manipular, mandar, oprimir, ofender, menosprezar até roubar e, meu Deus, matar. Mas nós somos mulheres de bem e do bem e precisamos resgatar a memória da mulher valiosa. Que faz bem e não mal todos os dias da sua vida (Provérbios 31)

E você que tipo de mulher você admira? Seja que tipo for, faça de uma hoje um motivo para honrá-la escreva uma carta, não um e-mail, uma carta, se não for possível um telefonema. Diga a importância dela pra você, diga o quanto a admira, o quanto ela fez de você o que você é. Agradeça sua contribuição. Honre-a com seu tempo.

Mulher parabéns pelo seu dia!
Com amor, Sabrina.

Sabe aquele momento em que você acha que está tudo tranquilo; as coisas estão fluindo, o ambiente é cômodo e favorável? Se prepare. Pode ser o olho do furacão!


O furacão é uma tempestade que produz ventos extremamente rápidos. E foi exatamente isso que senti quando ouvi aquelas palavras... Uma pessoa querida me confidenciou que, há alguns meses, ela havia sido procurada por alguém que falou coisas terríveis a meu respeito. Disse que durante aquele tempo não podia me olhar nos olhos e que aquilo desencadeou um conflito interno. Não podia acreditar que tudo o que eu fazia não era verdadeiro.

Ouvi tudo o que ela me disse e confesso que fiquei bastante decepcionada por ter acreditado! Agradeci por ter me contado, mas no fundo, não estava bem certa disso. Quis saber quem falou, quis falar, me defender... Mas nada fiz.
Fui para casa e conversei com a minha amiga - que para meu privilégio é também minha irmã – então ela me disse algo muito especial: “ninguém atira pedras em árvores sem frutos!” foi ai que me lembrei do texto Bíblico que diz: “Bem - aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.”
EU SOU BEM AVENTURADA! Ou melhor, sou feliz por ter sofrido injustiça! Parece louco? Mas há algo maravilhoso por trás de tudo isso. Minhas atitudes falaram mais alto que as palavras difamatórias. Meu caráter não pode ser medido por palavras, mas por atitudes! E o melhor de tudo... EU VOU HERDAR OS CÉUS!

Queridos, furacões são destrutivos, mas se estamos firmes eles passarão sem muitos estragos. Não permita que furacões te façam parar. Se segure! Até mesmo mude de direção! Mas acima de tudo saiba que não importa o que digam a seu respeito. Importa o que Deus vê em você! E Ele vê muito potencial, eu tenho certeza!

Colunista convidada:
Simone Pinto de Assis Correa.


Ontem foi um dia irritante, coloquei a culpa nos hormônios como sempre faço quando ajo de maneira insana.(que fique claro que as vezes são mesmo os hormônios!) “só podem ser meus hormônios essa não sou eu... Sempre tão maleável, sempre ‘buttercup’...” Mas nada, conversa, era eu mesma. Era Deus me mostrando as sujeiras que ainda existem na minha alma. Peguei um baita engarrafamento e cheguei atrasada, meu celular ficou sem bateria e não pude ouvir meus louvores, mensagens ou notícias... sei lá preferia ouvir um chiado a ter que ouvir por 40min o relato promíscuo do cara ao lado do seu carnaval “MARAVILHOSO”.Briguei com meu colega de trabalho, me exaltei com a ingratidão de quem tanto me dediquei, me aborreci com problemas que não consigo resolver, Enfim, o dia não rendia, até que eu me rendi. “Deus até aqui meu dia não foi legal, lembro-me de tê-lo consagrado a ti ao acordar, mas eu não permaneci em oração como ensina sua palavra(Efésios 6:18) me ajuda a viver feliz como eu tenho declarado no blog porque eu não vivo uma mentira e quero ser feliz hoje a despeito de tudo isso, amém.” E fui lá mergulhar na palavra... Meditando em cada versículo, estudo enfim... estava tudo ainda embaçado pra mim, mas permaneci. Senhor me faz assim.... Senhor me ajuda nisso...
Gabriela estava na rua, seu sapato estava apertado, seu calcanhar vermelho deixava claro que o que ela ainda teria que andar não seria simples como em outro dia qualquer, cada passo uma dor. E ela ainda tinha muito o que andar até chegar em casa para tirar os sapatos e cuidar da ferida que havia causado. Certamente seu dia também não estava bom. Ela estava cansada e com dor. Combinação perfeita para toda sorte de reclamações. Mas algo aconteceu...
Houve um encontro. Deus une pessoas. Deus une propósitos. Deus transforma dias maus em dias bons e Deus faz de dores satisfação.
Gabriela entrou na farmácia em que trabalho procurou um esparadrapo. Nada diferente. Não tinha o tamanho normal, então, comprou um imenso, muitos desistiriam, mas ela quis mesmo assim. Ofereci a ela uma cadeira, me ofereci a cortar do tamanho da necessidade dela, ofereci um pedaço de algodão para diminuir o atrito do sapato com seus pés. Me ofereci a aliviar sua dor, mesmo estando num dia mal, mesmo precisando que alguém aliviasse as minhas pressões. Ela me olhou e me abençoou: “Deus te abençoe!” “Amém, a ti também!” respondi. Ela voltou. Olhou a bíblia e perguntou: É sua?
Então começamos a conversar e dessa conversa surgiu o convite para conhecer o blog. Ela ficou encantada e começamos a falar sobre o amor de Deus, sobre fé, sobre perseverança. Sobre o objetivo do blog de nos ajudarmos, de crescermos... Eu disse a ela: Gabriela, estou aqui conversando com você e já me veio uma mensagem, o Senhor te trouxe aqui através de uma dor, de uma situação desconfortável porque ele tinha um propósito. Se não fosse a dor você não viria aqui para comprar nada, deixaria para comprar outro dia e se viesse eu não teria oportunidade de lhe servir como fiz. Deus está me ensinando que a nossa dor NUNCA é em vão, ela SEMPRE tem um propósito. A dor nos leva e capacita para algo agradável. Se não fosse essa dor eu não teria tido a oportunidade de conhecê-la, estou muito feliz agora a sua presença mudou meu dia.
Ela respondeu: Eu também não estava num dia bom, o seu jeito amoroso, sua atenção, me fez questionar se você era cristã. Você tinha algo diferente. Você foi um presente de Deus pra mim.
É assim que Deus faz, Ele nos surpreende. As minhas dores me fizeram sensíveis a dores de outras mulheres e assim nasceu esse blog. As suas dores sejam de que natureza for mesmo que seja oriunda de um sapato apertado pode ser curadora basta que você permita que Deus a conduza para aonde Ele quer. Há dores que ainda nos fazem sofrer, mas elas sempre serão provas do amor de Deus, você não consegue ver agora, mas essa dor te livra de outras maiores e já já você descobrirá que das tuas dores saíram as tuas maiores alegrias!
Não estou te pedindo para ignorar sua dor, não precisa sorrir sem vontade, não reprima o choro apenas permaneça andando, somente permaneça andando...
“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” Salmo 126.6

Com amor e, ainda com dor, sua amiga, Sabrina.